Aldeias de Crianças SOS
ANÚNCIO DE VAGA
OFICIAL DE EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO
- Título do Cargo: OFICIAL DE EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO
- Local de Trabalho: Maputo, Chimoio, Inhambane, Tete, Pemba e Beira
- Supervisor: Coordenador de Desenvolvimento Comunitário
- Duração de Contrato: 1 Ano Renovável, mediante o desempenho
- Compensação anual: MZM 650.000,00
A Aldeias de Crianças SOS Internacional (CVI) – www.sos-childrensvillages.org – é uma organização global de desenvolvimento social, presente em mais de 134 países, cuja missão é garantir o bem-estar de crianças privadas de cuidados parentais ou em risco de perdê-los.
Em Moçambique, a organizaçao esta estabelecida em seis capitais provinciais (Maputo, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Pemba),
incluindo a Escola Primária e Secundária SOS Hermann Gmeiner em Maputo. No âmbito do reforço das suas intervenções comunitárias,
pretende recrutar Oficial de Empoderamento Comunitário para Maputo, Chimoio, Inhambane, Tete, Pemba e Beira
Resumo do Cargo:
- O/A Oficial de Projectos para o Empoderamento Comunitário é responsável por prestar apoio técnico especializado a parceiros
comunitários, cuidadores e jovens na promoção de meios de subsistência sustentáveis e resilientes, ao nível individual, familiar e comunitário. O cargo centra-se no empoderamento económico, no reforço da resiliência e na reducao da vulnerabilidade socioeconómica, através de abordagens participativas, inclusivas e sensíveis ao género. - As principais responsabilidades incluem a implementação e acompanhamento de iniciativas de capacitação económica, abrangendo empregabilidade, empreendedorismo,agricultura moderna, desenvolvimento de cadeias de valor e iniciativas económicas
sustentáveis. - O/A Oficial apoia processos de investigação comunitária, estudos de mercado, planeamento familiar e comunitário, orçamentação
de actividades e mobilização de recursos locais, assegurando a participação activa de jovens e cuidadores. - O cargo envolve ainda a capacitação e mentoria de famílias, jovens e comunidades, o fortalecimento de parcerias com autoridades locais, organizações da sociedade civil, sector privado e lideranças comunitárias, bem como a monitoria, avaliação participativa e reporte regular das actividades. Compete igualmente documentar boas praticas e histórias de sucesso, contribuindo para o alcance dos resultados do programa e para a sustentabilidade das intervenções de empoderamento comunitário.
Requisitos e Qualificações:
- Nacionalidade moçambicana;
- Licenciatura em uma ou mais das seguintes areas: Ciências Agrárias, Agronomia, Agro-Negócios, Agropecuária, Desenvolvimento Comunitário, ou áreas afins.
- Mínimo de 3 anos de experiência relevante em programas de protecção da criança, fortalecimento familiar ou desenvolvimento comunitário, preferencialmente em contextos humanitários ou de recuperação pós-crise.
- Conhecimento tecnico comprovado em meios de subsistência resilientes, mudanças climáticas e empoderamento económico.
- Domínio das abordagens de Gestão Baseada em Resultados (RBM) e de Monitoria e Avaliação participativa.
- Fortes competências interpessoais, de comunicação institucional, coordenação multissectoriais e liderança comunitária.
- Fluência em português e inglês (oral e escrita); o conhecimento de línguas locais constitui uma mais-valia.
Como se Candidatar
Caso sua experiência e habilidades estejam alinhadas com a posição acima, envie seu Curriculum Vitae (CV) detalhado e copias dos certificados académicos através do seguinte endereco: Recruitment.SOS@soscvs.org.mz com o assunto CEO/SOSCVMZ-2026 (Nome da Província a que se candidata).
Todas as candidaturas devem ser apresentadas ate dia 28 de Fevereiro de 2026.
So serao contactados os candidatos pré-seleccionados.
Nota Importante sobre Salvaguarda:
A SOS Aldeias de Crianças tem tolerância zero relativamente à exploração e abuso sexual, assédio, fraude, corrupção e quaisquer outras formas de má conduta. Esta função está sujeita a verificações rigorosas de antecedentes, incluindo referências profissionais e antecedentes criminais, com o objectivo de garantir a segurança e protecção das crianças.
Valorizamos a motivação, compromisso com os direitos humanos e uma abordagem ética e responsável à salvaguarda. Durante o processo de selecção, serão igualmente avaliadas competências comportamentais e valores institucionais.
Encoraja-se a candidatura de pessoas de sexo feminino!
Localização: Maputo, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Pemba